Prefeitura constrói bacia de detenção de água das chuvas no bairro Panorama

Como parte das obras de drenagem realizadas no Alto do Panorama, a Empresa Municipal de Urbanização (Emurc), sob a supervisão da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), está construindo uma bacia de detenção que será interligada ao canal de escoamento de águas pluviais existente no bairro Santa Cecília.

Depois de concluída, a bacia será responsável pelo escoamento gradativo das águas das chuvas, o que contribuirá para a redução de inundações no local. No momento, está sendo feita uma escavação de 27 mil m³ para a bacia. Em seguida, serão executados os serviços de regularização do terreno, plantio de grama, a fim de facilitar a drenagem, e, finalmente, a colocação de uma estrutura de pedras nos arredores.

Segundo o secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura, a ideia é diminuir o impacto das águas pluviais na rede de drenagem que atende o Santa Cecília. “No momento em que a água chega a este local, ela perde um pouco da força e vai escoar gradativamente, respeitando a capacidade da rede do Santa Cecília”, explica Jackson, acrescentando que a escolha por esse tipo de equipamento é resultado de muita pesquisa por parte do Governo Municipal.

“É um equipamento utilizado em diversas cidades do Brasil. Nós conhecemos outras experiências e esta foi a que melhor se encaixou nesse local. Sabemos que a drenagem no Santa Cecília e no Alto do Panorama é um problema histórico. Então, a expectativa é que a gente solucione parte desse problema e que esse equipamento minimize os impactos da drenagem para a população dessa região e dos bairros adjacentes”, conclui o titular da Seinfra.