PAAC de José Gonçalves beneficia cerca de seis mil pessoas de 42 povoados

Inaugurado em 24 de julho de 2019, inicialmente como subprefeitura, o Posto de Atendimento Avançado ao Cidadão (PAAC), de José Gonçalves, tem como objetivo  garantir aos moradores da localidade, acesso mais rápido e facilitado a uma série de serviços públicos, como Bolsa Família, Cartão SUS, Cadastro Único, assistência agronômica, atendimentos do Cras e Crav, além de equipamentos para manutenção de estradas, açudes e aguadas.

A estimativa é que as ações desenvolvidas pela unidade beneficiem cerca de seis mil pessoas distribuídas nos 42 povoados que compõem o distrito. O coordenador do PAAC, Ramon Soares, explicou que muitas solicitações feitas pelos moradores são verificadas in loco para a busca do atendimento mais viável. “Muitas delas atendemos via Posto Avançado, mas em outras buscamos parcerias das demais secretarias do Governo Municipal para execução dos serviços.

Exemplo dessas parcerias é a reposição de lâmpadas nos povoados de São Domingos I e Volta Grande, que acontece esta semana e é executada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos. “Também estão previstos a limpeza de aguadas e o incentivo ao cultivo de frutas cítricas com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural”, ressaltou.

Recuperação da ladeira do Doutor, estrada que segue para o povoado Lagoa do Facão

Já as melhorias das estradas realizadas nos últimos meses foram feitas pelo PAAC. Segundo o coordenador de Infraestrutura e Serviços Rurais, Carlos Apolo, que faz parte da equipe do posto, cerca de 90% das estradas principais foram patroladas. “Também estamos executando melhorias nos ramais”, completou.

Comerciante em José Gonçalves há três anos, Regina Santos viu mudanças positivas após a inauguração do Posto de Atendimento Avançado ao Cidadão. Entre os serviços de destaque está o dos Correios que funciona no local. “Como eu tenho comércio, faço muitas compras pela internet e antes era difícil para pegar a mercadoria, agora facilitou muito, eu coloco o endereço daqui e só faço atravessar a rua para pegar a mercadoria que chega”, disse. Regina também parabenizou os servidores locais pelo acolhimento. “Todos são bem atendidos, as pessoas que trabalham aqui são muito educadas e acolhedoras”, concluiu.