Obras de requalificação do Cristo avançam

A obra de requalificação da área do entorno do monumento do Cristo, no Alto da Serra do Periperi, realizada pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Empresa Municipal de Urbanização (Emurc), segue com a  instalação de guarda-corpos na estrutura do mirante metálico.  O serviço é supervisionado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra).

Os guarda-corpos são barras laterais, feitas do mesmo material que o mirante, destinadas a garantir a segurança das pessoas que estiverem em visita ao local para ter acesso à vista panorâmica da área urbana de Vitória da Conquista.

A prefeita Sheila Lemos comemora o avanço da obra, mas pede às pessoas que não subam no Mirante antes da conclusão, para evitar acidentes. “Estamos todos ansiosos com a conclusão dessa obra, que é algo que a gente sonha há muito tempo. Temos ali um espaço de lazer, de cultura e também de fé, pois muitas pessoas fazem penitências, a Igreja Católica realiza procissões com destino ao Cristo crucificado, e estamos todos sonhando em ver essa revitalização pronta, para usufruir daquela vista maravilhosa, daquele espaço, do clima, mas as pessoas devem ter prudência em não utilizar aqueles equipamentos antes da hora e sem a devida segurança”, pediu.

Segundo o secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura, a obra está em pleno avanço, aproximando-se gradualmente da forma que terá quando estiver concluída. “Daqui a algumas semanas, a gente terá uma obra bem mais consolidada e bem próxima do resultado final. A população já vai poder sentir o que terá à sua disposição no próximo ano. É uma obra importantíssima para a cidade, do ponto de vista cultural e turístico, e mais uma opção de lazer para a população de Vitória da Conquista”, afirma Jackson.

A obra

No projeto de requalificação do entorno do Cristo, consta também a construção de um mirante de madeira e de um palco coberto, apropriado para a realização de eventos. A obra é executada com recursos do Ministério do Turismo, e o projeto também prevê, entre outras melhorias, a reforma dos quiosques, a realização de serviços de paisagismo e melhorias na iluminação.

A revitalização foi iniciada com o levantamento topográfico geral do local, seguido da demolição do canteiro existente e da recomposição do piso na área próxima ao monumento do Cristo. Também foram construídas calçadas acessíveis e sarjetas ao longo da rua do Cruzeiro e da via que dá acesso à estátua.