Governo e população discutem desenvolvimento urbano

Traçar as estratégias para o desenvolvimento urbano de Vitória da Conquista em um esforço conjunto do governo e da comunidade. Foi com esse propósito que foi realizada a 7ª Conferência Municipal das Cidades neste sábado (16), no auditório do Cemae. A prefeita Sheila Lemos participou da abertura do evento, que neste ano trabalhou o tema “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: Unindo o Campo e a Cidade para o Desenvolvimento Sustentável”.

Essa mobilização coletiva já vem acontecendo há alguns meses, com uma audiência pública e encontros preparatórios para o evento, com intensa participação popular. De acordo com a secretária municipal de Governo, Geanne Oliveira, trata-se de uma iniciativa construída por muitas mãos. “Vamos discutir, conforme a cartilha enviada pelo ConCidades [Conselho Estadual das Cidades], os eixos sobre relação de desenvolvimento urbano e rural, como se dá essa relação. E eu quero dizer que estou muito feliz com a participação do Conselho Estadual e dos movimentos sociais ao longo da preparação dessa Conferência”, disse.

Lucas Hipólito é representante do ConCidades e destacou a importância do encontro para definir os rumos de questões como habitação, saneamento, transporte, mobilidade e infraestrutura urbana. “Com diálogo e espaço importante de discussão, com a sociedade e com o governo, a gente tem uma expectativa boa de que essa Conferência seja excelente, e de participação popular junto com o governo”, destacou.

Para o coordenador-geral do Movimento Unificado das Associações de Moradores, Idelzito Rocha, o evento é o ponto central das discussões dos movimentos sociais com o governo. “A gente espera que a sociedade adquira essa consciência, mais do que ela já tem. E que o povo passe não apenas a usar as cidades como espaço de convivência, mas usar a cidade como espaço de ajudar a construir essa convivência, esse melhor espaço de viver”, afirmou.

Programação – A representante da Comissão da 7ª Conferência das Cidades, Givanilda Oliveira, também participou da mesa de abertura, ao lado da prefeita Sheila, da secretária Geanne e do conselheiro Lucas. Após os pronunciamentos, o Pajé Aripuanã Tupinambá fez uma oração com o público.

Em seguida, a superintendente de Mobilidade no Governo do Estado da Bahia, Grace Gomes, conduziu a palestra magna do evento, abordando o tema central.

Durante a Conferência também foi formado o Conselho Municipal das Cidades, composto por 12 membros titulares e 12 suplentes. Os participantes elegeram ainda os delegados que irão representar Vitória da Conquista na etapa estadual do evento.

Governo para Pessoas – Ao público da conferência, a prefeita Sheila Lemos destacou ainda uma série de ações realizadas pela administração municipal para o desenvolvimento de Vitória da Conquista. O projeto Governando para Pessoas, por sinal, é mais uma importante ferramenta para direcionar o crescimento dos bairros com a participação popular.

As políticas públicas para a zona rural também foram citadas, como a construção da primeira escola de tempo integral em Campo Formoso, o trabalho constante de recuperação de estradas e a consultoria voltada aos pequenos produtores, por meio do projeto Vamos Produzir.

Menção ainda ao pacote de obras que será viabilizado por meio do Finisa III, à reforma e ampliação de 73 unidades escolares e ao programa de iluminação pública Brilha Conquista, que está beneficiando toda a cidade e zona rural. Sheila também lembrou a importância do novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), que está em fase de conclusão, e o programa IPTU verde, que veio para incentivar iniciativas sustentáveis entre os contribuintes.