Estado do Nordeste dispara 83% no turismo internacional

O turismo na Bahia segue em alta e bate recordes na movimentação de passageiros do exterior. Segundo dados da Secretaria de Turismo (Setur-BA), o aeroporto de Salvador recebeu 135,7 mil passageiros internacionais (embarque e desembarque) no primeiro semestre de 2023, um aumento de 83% em relação ao mesmo período de 2022. O número coloca a capital baiana como o principal portão de entrada de estrangeiros na região Nordeste, superando Pernambuco, que teve 124,8 mil passageiros.

O crescimento do turismo na Bahia também foi confirmado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontou um aumento de 13,6% nas atividades turísticas no estado em maio de 2023, na comparação com o mesmo mês de 2022. O índice foi superior ao crescimento nacional (8,6%) e refletiu a movimentação econômica de empresas dos ramos de transportes aéreo e rodoviário, locação de automóveis, alimentação e agências de viagens.

o mês de junho, a Bahia recebeu mais de 1,5 milhão de visitantes durante o São João, segundo levantamento da Setur-BA. O fluxo de passageiros nos principais aeroportos da Bahia cresceu 11,8%, em relação ao mesmo mês do ano anterior. A rede hoteleira de Salvador teve aumento de 12% na taxa de ocupação, pelo mesmo comparativo.