Escolas de Famílias Agrícolas querem ampliar e aprimorar ensino no campo

Como apoiador histórico das escolas de famílias agrícolas no Sudoeste, o deputado estadual Zé Raimundo participou de reunião, na quarta-feira (23), com o governador Jerônimo Rodrigues, acompanhando representantes de Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) e Casas Familiares Rurais (CFR) da Bahia. A audiência, no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, tratou especialmente do fortalecimento da educação no ambiente rural e a apresentação de propostas para ampliar o acesso à educação dos jovens que vivem no campo, assim como o aprimoramento das condições de ensino nas áreas rurais.
A  reunião dom Jerônimo ocorreu na oportunidade da presença de representantes das EFAs  em Salvador, quando vieram para participar do 44º  Encontro de Formação Continuada para monistores/professores e dirigentes das 18  EFAs afilidas. Na agenda com o governador, a AECOFABA  esteve representada por  Adevanildo Lopes da Cruz, presidente, e José  Nivaldo Santana Costa, secretário executivo; a Rede das Escolas Famílias Agrícolas do semiárido, por  Crispim Ribeiro, diretor-presidente; e a  EFA de Jaboticaba, pela diretora Iracema dos Santos, dentre outros.
O deputado  Zé Raimundo  defendeu  a ampliação do acesso e melhoria do ensino no campo, reafirmando o compromisso de continuar trabalhando com essa finalidade. Ele e  o deputado federal Waldenor Pereira, destinaram recursos de emenda parlamentar  para a implantação do curso de Licenciatura em Agroecologia no município de Riacho de Santana, através de convênio entre a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e a Associação das Escolas das Comunidades e Famílias Agrícolas da Bahia (AECOFABA). Assim como outras emendas para destinar equipamentos de apoio às EFAS.
O governador ressaltou a importância das instituições de ensino no processo de formação dos jovens do campo. “Capacitar os jovens com conhecimento sobre práticas agrícolas sustentáveis e incentivá-los a explorar o empreendedorismo rural é um investimento no futuro das nossas comunidades e no desenvolvimento sustentável do nosso estado”.
Acompanharam o governador durante a reunião os secretários de Desenvolvimento Rural (SDR), Osni Cardoso; da Educação, Adélia Pinheiro; o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, Jeandro Ribeiro; e o coordenador do Programa Bahia Sem Fome, Tiago Pereira.