Esaú Matos renova selo de Hospital Amigo da Criança do Unicef

A Fundação Pública de Saúde de Vitória, que mantém o Hospital Municipal Esaú Matos, celebra a renovação do prestigioso selo de Hospital Amigo da Criança, concedido pelo Fundo das Ações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A renovação foi anunciada nessa sexta-feira, 11 de agosto, após avaliação realizada por representantes do Ministério da Saúde.

Integrando um seleto grupo de unidades hospitalares que priorizam o cuidado infantil, o Hospital Esaú Matos conquista a renovação deste reconhecimento por mais três anos. “Esse título reflete os esforços contínuos da instituição em promover um ambiente acolhedor e propício ao bem-estar das crianças e suas famílias”, afirmou Diogo Azevedo, diretor-geral da Fundação.

Para manter o título, o hospital segue normas e rotinas estabelecidas pelo Unicef, incluindo o cumprimento dos “10 Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno”. Por isso, durante o processo de renovação, o Banco de Leite Humano do hospital desempenhou importante papel. “Além de todo trabalho que realizamos em apoio, incentivo e promoção da amamentação, ao longos dos últimos meses, nos debruçamos em capacitar toda a equipe clínica e de apoio sobre a importância da política de aleitamento materno e do manejo da lactação”, destacou Orlanda Barreiras, coordenadora do Banco de Leite.

Para renovação do título, o Esaú Matos também cumpriu outros critérios relacionados ao cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto e as Normas Brasileiras de Comercialização de Alimentos para Lactentes (NBCAL), além de garantir a presença constante dos pais junto aos recém-nascidos após o nascimento.

De acordo com Rita Calfa, avaliadora da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), pelo Ministério da Saúde, o Esaú avançou em diversos pontos, como manter um espaço adequado para as mães que estão com os seus bebês internados, incentivar o contato pele a pele na primeira hora de vida dos recém-nascidos e no ensinamento às mães sobre ordenha. “Uma série de quesitos foram avaliados e mostram que a equipe e a gestão do Hospital Esaú Matos estão de parabéns ao incentivar e apoiar o aleitamento materno, que é fundamental para a proteção das nossas crianças e diminuição da mortalidade infantil”, afirmou a avaliadora.

Ainda, segundo ela, a manutenção do selo é de extrema importância para todo o Sudoeste, já que o Esaú Matos atende dezenas de municípios e é responsável por centenas de nascimentos na região: “se todos essas mulheres que passam pelo Esaú forem apoiadas e a amamentação fortalecida, a chance de sobrevivência dessas crianças será bem maior”.

“A renovação do selo Hospital Amigo da Criança referenda o impacto da atuação do Esaú Matos na comunidade, com atendimento de qualidade e cuidado à saúde de mamães e bebês. E também destaca o comprometimento de toda a nossa equipe, de ponta a ponta. Esse reconhecimento só foi possível graças ao engajamento e a dedicação de cada colaborador que tem um papel fundamental aqui. Fica aqui o meu agradecimento especial a cada um que faz parte da nossa valiosa equipe”, finalizou Diogo Azevedo.