Deputado pede a Lula intervenção federal da Bahia

Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado estadual Pablo Roberto (PSDB) encaminhou um ofício ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao ministro da Justiça, Flávio Dino, pedindo intervenção federal para conter o aumento da criminalidade no estado.

O parlamentar justificou o envio do documento citando a recorrente frequência de atos criminosos em todo o estado. Pablo Roberto também apontou a ocorrência constante de assaltos a incêndios a ônibus em Salvador, somente neste ano foram registrados seis veículos foram queimado em diferentes bairros da capital. O deputado elencou essas ações como indicativos preocupantes.

“Esse cenário demonstra claramente que, se não forem tomadas medidas enérgicas e eficazes, a violência na Bahia continuará a se expandir”, destacou. “Isso pode resultar na perda de controle por parte das forças estaduais de segurança, deixando a população à mercê da criminalidade. A ordem pública está comprometida e, portanto, a intervenção da União é justificada”, acrescentou Pablo Roberto.

O deputado ressaltou a importância de abordar a questão da segurança não apenas com ações isoladas das forças policiais, mas também “por meio de políticas de inteligência e cooperação entre os órgãos investigativos”.

Em seu texto, ele enfatizou ainda a necessidade de expandir políticas sociais que afastem indivíduos inocentes do ciclo da criminalidade, algo que, segundo ele, não está sendo adequadamente realizado pelo estado.