Baleia morre após encalhar em praia da Bahia

Uma baleia jubarte adulta morreu após encalhar, na manhã desta terça-feira (1º), na Ilha da Formiga, no baixo sul da Bahia. De acordo com dados do Projeto Baleia Jubarte, oito casos de encalhes foram registrados em todo o estado em 2023.

O caso aconteceu na Baía de Camamu, na península de Maraú. Os moradores foram até o local para tentar desencalhar o animal, mas não conseguiram. A informação sobre a morte do animal foi confirmada por veterinários do Instituto Baleia Jubarte.

Na manhã desta segunda (1º), em Salvador, um filhote de baleia jubarte foi encontrado encalhado na praia de Itapuã. Veterinários foram ao local na tentativa de desencalhar a baleia com vida.

Em nota, o Instituto Baleia Jubarte afirma que o animal encontrado no baixo sul do estado mede cerca de 12 metros e aparenta marcas de mordidas de tubarão, além de estar magro para um adulto do seu porte.

Este período anual é a temporada de baleia jubarte no Brasil, o que provoca aumento de encalhes.

  • Número de encalhes de Baleias Jubarte no Brasil neste ano:
    👉 Março: 1
    👉 Abril: 2
    👉 Maio: 2
    👉 Junho: 3
    👉 Julho: 21
    👉 Agosto: 2 (até o momento)

 

O número da população de baleias também apresenta um crescimento nos últimos 30 anos, conforme dados do projeto Baleia Jubarte, com apoio das Instituições membros da Rede de Encalhes e Informação de Mamíferos Aquáticos do Brasil – REMAB