Aprovação de governo Lula sobe 4,4 pontos e chega em 43% em julho


O governo do presidente Lula (PT) é aprovado por 43% dos eleitores brasileiros, segundo a nova pesquisa da consultoria Futura Inteligência, divulgada nesta sexta-feira 28. O levantamento mostra um crescimento de 4,4 pontos no índice, quando comparado ao levantamento anterior, de março, em que a gestão do petista somou 38,6% no grupo ótimo ou bom.

De acordo com os dados da pesquisa, a avaliação do desempenho do governo Lula avançou naquela parcela da população que considerava o governo como regular. A conclusão consta na comparação com o levantamento de março. Naquele mês, 21,5% marcavam avaliação ruim e péssima, o mesmo volume registrado na pesquisa de julho. O movimento na camada positiva, portanto, veio da faixa media, que era de 36,6% e recuou para 33,9%.

Apesar da melhora na avaliação do governo, a figura do presidente se manteve com índices estáveis. Lula, em avaliação individual, oscilou positivamente de 44,1% para 45,6%. A variação fica dentro da margem de erro, de 3 pontos percentuais. Ainda assim, a figura individual de Lula tem desempenho superior ao quadro geral no seu governo.