ALBA aprova Comenda Dois de Julho para os professores João José Reis e Olival Freire Jr.

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou a concessão da Comenda Dois de Julho para homenagear o historiador João José Reis e o físico Olival Freire Júnior. Os dois intelectuais baianos de projeção nacional serão homenageados com a maior comenda do legislativo baiano por iniciativa do deputado estadual Zé Raimundo(PT), professor e Doutor em História. As honrarias, propostas através de projetos de resolução, foram aprovadas na sessão plenária de terça-feira (03)

“Sinto-me honrado e privilegiado pela oportunidade de propor a outorga da Comenda Dois de Julho a esses dois expoentes, intelectuais da relevância dos professores Olival Freire e João Reis”, destacou Zé Raimundo, que na condição de vice-presidente da ALBA presidiu a sessão plenária que aprovou esses e outros projetos de autoria dos parlamentares. Ele informou que a entrega das comendas de sua autoria será realizada no próximo dia 19 de outubro.

O historiador João José Reis, como destaca Zé Raimundo, é um dos mais respeitados historiadores brasileiros, reconhecido internacionalmente como docente e pesquisador de História Moderna e Contemporânea, especialmente na abordagem de temas relativos à escravidão. O físico e também historiador Olival Freire Júnior é um renomado estudioso e pesquisador na área de história das Ciências, reconhecido em centros acadêmicos em todo o Brasil e no exterior.