Guerra entre os elétricos populares

Um novo carro elétrico popular está chegando ao mercado automotivo e a empresa da vez é a Fiat. O veículo elétrico será anunciado em meados de 2024 e promete custar cerca de R$ 130 mil.

A Stellantis, um dos maiores grupos automotivos do mundo, anunciou recentemente seus planos de entrar no mercado de carros elétricos baratos com um modelo inspirado no clássico Fiat Panda. A estratégia da multinacional tem como objetivo desenvolver um modelo para competir de forma direta com os veículos elétricos de baixo custo, como o Dacia Spring, que é comercializado no Brasil como Renault Kwid E-Tech, e os carros elétricos da China de entrada, que vem se destacando no mercado automotivo global.

Segundo Olivier Francois, CEO da marca Fiat, em uma entrevista recente, o futuro carro popular “ sem frescuras” será apresentado em julho de 2024 e terá um preço alvo abaixo de 25 mil euros sem levar em conta os incentivos. Francois destaca que há uma grande necessidade de um carro elétrico popular.

O executivo também confirmou que, para o novo Panda elétrico, é muito provável que haja sinergias com a plataforma utilizada para o novo Citroen e-C3. Além de enfrentar concorrentes já estabelecidos, como o Dacia Spring, o carro popular da Fiat também terá que competir com uma variedade de carros elétricos da China que tem ganhado popularidade por sua relação custo-benefício, o que gera um desafio adicional para a Stellantis.

Com esse mesmo foco, a Stellantis, que é responsável por controlar a Fiat, também planeja começar a comercializar um carro urbano totalmente elétrico de sua marca Citroën com preço menor que 25 mil euros, o que em conversão direta equivale a R$ 135 mil, já no começo do próximo ano.

Esse carro popular, um e-C3, será produzido na Eslováquia para manter os custos sob controle e competir melhor com o Spring que é produzido na China para a marca de  baixo custo Dacia, da Renault, e com o próximo Renault 5 totalmente elétrico produzido na França.

Ainda não foram informados muitos detalhes sobre o próximo carro elétrico popular da Fiat, mas ele deve ficar posicionado no meio termo entre subcompactos, como o Dacia Spring, e compactos como o BYD Dolphin e outras novidades que estão para chegar como Renault 5 e Volkswagen ID.2.